sábado, 6 de abril de 2013

O ábaco




     O ábaco foi a primeira “calculadora” usada pelo homem. Teve origem provavelmente na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos, pelo menos em sua forma primitiva e depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram. O primeiro ábaco foi construído numa pedra lisa coberta por areia ou pó.





Atividades utilizando o ábaco












Proposta de atividade  utilizando o ábaco





   Essa atividade foi realizada com crianças de 7 anos para ensiná-las o conceito de dezena.

   Primeiramente ensinamos as crianças a utilizarem o ábaco e em seguida pedimos para que elas representassem o número nove, com o intuito de explicar o conceito de unidade.
   Na sequência pedimos para elas colocarem mais uma argola na barra das unidades para representarem o número 10.


Professor – Agora nós já sabemos que uma dezena é igual a dez unidades e forma o número 10. 

Professor – E como eu formo o número 11? 
Deixar os alunos pensarem um pouco.
Propor às  crianças que continuem representando os números até chegarem ao 19. 

Professor – Agora que temos o número 19, vamos colocar mais uma argola na unidade, ficando com 10 unidades.

Professor –  E já sabemos que dez unidades é igual a uma dezena. Então o que vamos fazer? Quem sabe me dizer? 

Aluno – Vamos segurar as dez unidades na mão direita e trocá- las por uma dezena e colocar uma argola no pino da dezena. 

Professor – E como ficarão os algarismos nos pinos? Como ficou o pino das unidades?

Aluno – Com zero e com nenhuma argola.

Professor – E quantas dezenas eu tenho? 

Aluno – Duas.

Professor –  Então 2 dezenas é igual a 20 unidades.


   Durante a realização da atividade foi possível observar um grande interesse dos alunos em realizar a atividade, devido principalmente a curiosidade pelo que eles acreditavam ser um "brinquedo".

  O desenvolver da proposta foi  realizado com poucas dificuldades, pois as crianças já tinham aprendido em uma aula teórica os conceitos de unidade, dezena e centena.


   Após a realização do exercício foi possível concluir que  agora os conceitos ficaram mais claros com a utilização do ábaco. Também foi observado que houve muito interesse dos alunos em participar da atividade e a surpresa do método utilizado em uma aula de matemática em que alguns conceitos são mais difíceis por não terem uma representação tão simples.


Perguntas desafiadoras

Faixa etária: Para alunos do  4º ano ( 3ª série entre 8 e 9 anos)

Segundo Piaget as crianças com esta faixa etária manifestam preferência por trabalhos e tarefas mais complexas é curiosa e procura memorizar fatos e emprega o raciocínio lógico e abstrato.

1) Ana e seu irmão Pedro irão ao parque passear de bicicleta e fazer um piquenique com seus primos Mari e João.
Porém os 4 esqueceram as sacolas de comida em casa. Então decidiram juntar todo o dinheiro que tinham para comprar os lanches.
Ana tinha 4 notas de 2 reais e 5 moedas de 10 centavos
Pedro tinha 1 nota de 5 reais, uma de 2 reais e 2 moedas de 25 centavos
Mari tinha 1 nota de 2 reais e 2 de 5 reais
João tinha 3 notas de 2 reais e 2 moedas de 10 centavos e  5 moedas de 5 centavos.
Qual o valor total de dinheiro que eles tinham juntos  para comprar o lanche?
R: 34,35 

2) Meu pai tem um carro que vale 4573 reais e quer comprar uma moto que vale 1685 reais. Se ele vender o carro e comprar a moto, quanto de dinheiro ela terá no final?
R: 2888 reais

3) Júlia ganhou 73 balas, deu 21 para Maria e 15 para Paula. Paula não gostou muito das balas e devolveu 8 para Júlia. Maria já tinha comido 13 balas e então Júlia lhe deu mais 10. Com quantas balas ficou Júlia no final? E Maria?
R: Júlia 35 e Maria 18


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