O
ábaco foi a primeira “calculadora” usada pelo homem. Teve origem provavelmente
na Mesopotâmia, há mais de 5.500 anos, pelo menos em sua forma primitiva e
depois os chineses e romanos o aperfeiçoaram. O primeiro ábaco foi construído
numa pedra lisa coberta por areia ou pó.
Primeiramente ensinamos as crianças a utilizarem o ábaco e em seguida pedimos para que elas representassem o número nove, com o intuito de explicar o conceito de unidade.
Durante a realização da atividade foi possível observar um grande interesse dos alunos em realizar a atividade, devido principalmente a curiosidade pelo que eles acreditavam ser um "brinquedo".
O desenvolver da proposta foi realizado com poucas dificuldades, pois as crianças já tinham aprendido em uma aula teórica os conceitos de unidade, dezena e centena.
Após a realização do exercício foi possível concluir que agora os conceitos ficaram mais claros com a utilização do ábaco. Também foi observado que houve muito interesse dos alunos em participar da atividade e a surpresa do método utilizado em uma aula de matemática em que alguns conceitos são mais difíceis por não terem uma representação tão simples.
Perguntas desafiadoras
Faixa etária: Para alunos do 4º ano ( 3ª série entre 8 e 9 anos)
Segundo Piaget as crianças com esta faixa etária manifestam preferência por trabalhos e tarefas mais complexas é curiosa e procura memorizar fatos e emprega o raciocínio lógico e abstrato.
Atividades utilizando o ábaco
Proposta de atividade utilizando o ábaco
Essa atividade foi realizada com crianças de 7
anos para ensiná-las o conceito de dezena.
Primeiramente ensinamos as crianças a utilizarem o ábaco e em seguida pedimos para que elas representassem o número nove, com o intuito de explicar o conceito de unidade.
Na sequência pedimos para elas colocarem mais
uma argola na barra das unidades para representarem o número 10.
Professor – Agora nós já sabemos que uma dezena é igual a dez unidades e forma o número 10.
Professor – Agora nós já sabemos que uma dezena é igual a dez unidades e forma o número 10.
Professor – E como eu formo o número 11?
Deixar os alunos pensarem um pouco.
Propor às crianças que continuem
representando os números até chegarem ao 19.
Professor – Agora que temos
o número 19, vamos colocar mais uma argola na unidade, ficando com 10 unidades.
Professor – E já sabemos
que dez unidades é igual a uma dezena. Então o que vamos fazer? Quem sabe
me dizer?
Aluno – Vamos segurar as dez
unidades na mão direita e trocá- las por uma dezena e colocar uma argola no
pino da dezena.
Professor – E como ficarão
os algarismos nos pinos? Como ficou o pino das unidades?
Aluno – Com zero e com nenhuma
argola.
Professor – E quantas
dezenas eu tenho?
Aluno – Duas.
Professor – Então 2
dezenas é igual a 20 unidades.
Durante a realização da atividade foi possível observar um grande interesse dos alunos em realizar a atividade, devido principalmente a curiosidade pelo que eles acreditavam ser um "brinquedo".
O desenvolver da proposta foi realizado com poucas dificuldades, pois as crianças já tinham aprendido em uma aula teórica os conceitos de unidade, dezena e centena.
Após a realização do exercício foi possível concluir que agora os conceitos ficaram mais claros com a utilização do ábaco. Também foi observado que houve muito interesse dos alunos em participar da atividade e a surpresa do método utilizado em uma aula de matemática em que alguns conceitos são mais difíceis por não terem uma representação tão simples.
Perguntas desafiadoras
Faixa etária: Para alunos do 4º ano ( 3ª série entre 8 e 9 anos)
Segundo Piaget as crianças com esta faixa etária manifestam preferência por trabalhos e tarefas mais complexas é curiosa e procura memorizar fatos e emprega o raciocínio lógico e abstrato.
1) Ana e seu irmão Pedro irão
ao parque passear de bicicleta e fazer um piquenique com seus primos Mari e
João.
Porém os 4 esqueceram as sacolas de comida em casa. Então decidiram
juntar todo o dinheiro que tinham para comprar os lanches.
Ana tinha 4 notas de 2 reais e 5 moedas de 10 centavos
Pedro tinha 1 nota de 5 reais, uma de 2 reais e 2
moedas de 25 centavos
Mari tinha 1 nota de 2 reais e 2 de 5 reais
João tinha 3 notas de 2 reais e 2 moedas de 10 centavos
e 5 moedas de 5 centavos.
Qual o valor total de dinheiro que eles tinham juntos
para comprar o lanche?
R: 34,35
2) Meu pai tem um carro que
vale 4573 reais e quer comprar uma moto que vale 1685 reais. Se ele vender o
carro e comprar a moto, quanto de dinheiro ela terá no final?
R: 2888 reais
3) Júlia ganhou 73 balas, deu
21 para Maria e 15 para Paula. Paula não gostou muito das balas e devolveu 8
para Júlia. Maria já tinha comido 13 balas e então Júlia lhe deu mais 10. Com
quantas balas ficou Júlia no final? E Maria?
R: Júlia 35 e
Maria 18
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