domingo, 17 de março de 2013

Possibilidades de intervenções que o professor deve fazer para uma criança que está no processo inicial do conceito de número


    O professor exerce papel de extrema importância no processo de ensino-aprendizagem do aluno. Segundo Vygotsky, ele é o mediador e facilitador deste processo, sendo que, por meio de sua intervenção ele provoca avanços que não ocorreriam espontaneamente.
    Para se iniciar o conceito do número, deve-se primeiramente considerar o que a criança já traz consigo, fazendo questionamentos e buscando respostas junto com a turma, em seguida, é essencial contar a história da matemática e explicar a origem dos números, isso contribuirá para o aprimoramento do conhecimento da criança, facilitando a compreensão da integração da matemática com o seu cotidiano. Para tanto, a matemática precisa ser ensinada por etapas, de forma clara e prática, para que o aluno a compreenda melhor, ela deve fazer parte da vivência dos alunos, afinal é vivenciando que se concretiza a acomodação do conhecimento adquirido.
    Com intuito de promover o maior aproveitamento das aulas pelos alunos, o docente pode intervir de diversas formas como:
 - propondo diálogos matemáticos;
 - criando um plantão de dúvidas;
 - observando as dificuldades de cada aluno e buscando caminhos para saná-las;
 - trabalhar com jogos matemáticos;
 - apresentar às crianças o ábaco, explicando como ele funciona (deixar que os alunos interajam com esse instrumento);
 - desenvolver situações problemas que envolvam situações relacionadas com a rotina dos alunos, durante esse processo convidar os alunos para participarem da elaboração dos problemas;
- criar situações que envolvam operações que explorem o raciocínio lógico e crítico do aluno, buscando novas descobertas que tornem o aprendizado mais prazeroso;
- utilização de músicas e livros infantis, para que os alunos relacionem os dados numéricos existentes nesses dois instrumentos pedagógicos, etc.
     Enfim, o professor é um dos principais encorajadores do pensamento espontâneo da criança, é ele quem transmitirá aos seus alunos que o saber numérico é necessário para a convivência em sociedade, seja ela dentro ou fora da escola. Portanto, é ele que deverá tentar despertar a curiosidade nos alunos para o conhecimento, oferecendo estímulos e dando oportunidades para que eles descubram os números e desenvolvam habilidades por si mesmos.

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